Valorização de imóvel: o que tem impacto no momento da venda?

O que você acha que conta para a valorização de um imóvel? Localização? Estrutura? Tempo de uso? Na verdade, é tudo isso e mais alguns fatores. Você pode até não se preocupar tanto com isso, mas saiba que, na hora de vender o seu bem, há questões que podem fazer com que o preço seja mais alto e o tempo de venda, menor.

Você pode até não se preocupar tanto com isso, mas saiba que, na hora de vender o seu bem, há questões que podem fazer com que o preço seja mais alto e o tempo de venda, menor.


Por isso, antes de colocar o apartamento ou a casa no mercado, é importante fazer uma boa vistoria e, se necessário, programar algumas reformas. Não pense que isso será um gasto a mais, mas sim um investimento. Dependendo das melhorias feitas, seu retorno financeiro poderá ser maior do que imaginava. Confira como:


- Acabamentos de boa qualidade

A qualidade de acabamentos como pisos, portas, janelas, torneiras e pintura são os principais pontos que interferem na valorização de imóvel. O investimento em melhorias pode fazer com que o valor do seu imóvel seja de 15% a 20% maior, em especial se houver uma modernização no projeto de decoração.



Tanto é assim que muitos investidores aumentam seus lucros comprando imóveis por leilão e reformando, para depois revender por preços melhores.


- Paredes com as cores neutras

É muito mais fácil vender um imóvel com paredes em tons como areia, cinza claro etc. Assim, você evita que o comprador se depare, por exemplo, com uma cor que não gosta em uma das paredes e acabe desistindo da negociação antes mesmo de ela começar.


- Pequenos reparos

Conserte possíveis problemas no sistema elétrico ou hidráulico, além de solucionar vazamentos, infiltrações e rachaduras. Assim, o potencial comprador poderá enxergar que não terá de gastar com reformas.


- Limpeza e organização

Na hora de tirar as fotos para o anúncio e também durante as visitas dos potenciais clientes, é preciso que o imóvel esteja organizado e que não ofereça uma sensação de sujeira. Se você tem animais de estimação, por exemplo, deve ter um cuidado especial com os odores, pois isso pode afastar algumas pessoas da negociação.


- Incluir armários e móveis planejados

Uma decoração bem estruturada sempre ajudará o possível comprador a imaginar a própria vida naquele imóvel no futuro. Assim, um grande fator de valorização do bem é a presença de armários embutidos e de móveis planejados, desde que estejam em bom estado de conservação.


- Ter boa iluminação e ventilação

Procure ter luminárias e lustres em todos os ambientes, pois a falta deles pode causar má impressão. Nas visitas durante o dia, procure manter janelas e cortinas abertas, valorizando a luz natural e a ventilação do ambiente.

Por fim, você pode apostar no uso de espelhos para dar maior sensação de amplitude aos cômodos.


- Listar os principais comércios próximos ao imóvel

Na hora de mostrar ao comprador quais são as vantagens oferecidas pelo seu imóvel, não deixe de fazer uma boa lista da infraestrutura de comércio e serviços nas ruas do entorno. A localização é um dos fatores mais importantes para a valorização de imóvel.


Saber quais são os pontos que ajudarão na valorização de imóvel é fundamental para que você consiga preços melhores na negociação, além da possibilidade de vender o bem mais rapidamente. Não deixe de seguir as recomendações que viu neste artigo para ter sucesso na sua venda e claro, anuncie seu imóvel na Leilão Vip e venda rápido!



Fale Conosco

| (11) 3093-5252
| Seg a sex: 08:30 às 18:00

Área do cliente

  • YouTube - Círculo Branco
  • facebook
  • Branca Ícone Instagram
Leilão Vip br.png

Este espaço foi criado pela Leilão Vip, líder em leilão de imóveis no Brasil.